Googlem "as gajas"


posted by Unknown on ,

No comments

Experimentem googlar a palavra "as gajas". Aparecem por este ordem: as gajas mais boas do mundo; as gajas são como; as gajas mais boas das redes sociais; as gajas mais feias do Facebook; as gajas mais bonitas do Facebook; as gajas do Facebook. Cinquenta anos passados sobre o nascimento do feminismo estamos nisto. Exactamente. Num mundo governado por "gajos" que dão pontuações a "gajas". (...) O mundo muda mas a relação entre miúdas e miúdos, gajos e gajas, não muda. Mudará quando as gajas mandarem em tudo. Já não falta muito.
Vejamos então quem manda na Alemanha. Uma gaja. Vejamos quem manda na Europa. Uma gaja. Dificilmente podemos chamá-la miúda. Podem gostar ou não.
E nos Estados Unidos, vulgo América? Quem manda? (...) indirectamente, as gajas. Dormir com a gaja errada é pior que bombardear populações e destruir a economia (vejam o filme "Nos Idos de Março", do Clooney, um gajo de que as gajas gostam muito).
(...)
As gajas são tramadas. Já leram o "Macbeth"? E sabem o que diz o Depardieu da Deneuve? Ela é o homem que ele gostaria de ser.
Não vou falar de Madonna, Lady Gaga ou Oprah Winfrey. Mrs.Thatcher? Vai agora estrear o filme com Meryl Streep a fazer de dama de ferro. Os que dizem que ela era um homem enganam-se. A Iron Lady nunca gostou de aventuras com o Iron Man. Gostava de sapatos e malinhas de mão. Como a nossa Agustina. Super-heróis são coisas da imaginação masculina. As mulheres são práticas. Sabem o que custa. Porque acham que a ministra italiana chorou? As mulheres conhecem melhor a privação de direitos do que os homens. Googlem a palavra gajos e que aparece? Os gajos são todos iguais. Exactamente. O algoritmo não engana. 


- Clara Ferreira Alves,  
in Expresso (10/12/2011)


Leave a Reply